Você sabe o que é a campanha “novembro azul”?
É um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

E você sabe por que é tão importante falar sobre isso?
Porque essa doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros – segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença ainda em 2018. E os homens acima de 50 anos e que tem histórico da doença na família são os mais acometidos por esse tipo de câncer.

O que é a próstata e para que serve?
A próstata é uma glândula que só o homem possui e. Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga, ela abraça a parte inicial da uretra, tubo pelo qual a urina é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozoides, liberado durante o ato sexual, mas não tem nada a ver com a ereção.

Como descobrir precocemente se estou com câncer de próstata?
Na fase inicial, a doença tem evolução silenciosa, muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma, outros pacientes referem dificuldade de urinar ou a necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite. Assim, se você sente algum desses sintomas ou tem alguém da família que teve essa doença (avô, pai, irmão) vale a pena procurar um urologista (médico que cuida do trato urinário e sistema reprodutor dos homens).

Como se faz o diagnostico de câncer de próstata?
O exame clínico é feito por meio do toque retal (sim, o temido!), mas que na vida real é bem mais simples do que pensa a maioria dos homens, o exame dura em torno de 1 a 2 minutos e o médico com a mão com luva e lubrificada irá sentir se a próstata está aumentada de tamanho e combinará essa avaliação com o exame da dosagem do antígeno prostático específico (PSA, na sigla em inglês) quando aumentado no sangue pode sugerir a existência da doença. A depender dos achados o médico pode sugerir ultrassonografia pélvica e biópsia. Só o resultado da biópsia pode concluir o diagnostico de câncer de próstata.

Como é o tratamento?
O tratamento vai depender da avaliação médica de cada caso. Podendo ser cirurgia, radioterapia e até mesmo observação vigilante (em algumas situações especiais).
A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após discutir os riscos e benefícios do tratamento com o seu médico.

Como se pode prevenir esse tipo de câncer?
Já está comprovado que uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco de câncer, como também de outras doenças crônicas. Assim, outros hábitos saudáveis também são recomendados, como fazer, no mínimo, 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

Fonte: INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (INCA/MS). Câncer de próstata.